Sobre o curso

  • Graduação - Tecnológico - Presencial
  • Manhã e Noite
  • 2,5 anos

O tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de sistemas corporativos, aplicativos web e mobile, sistemas para comércio eletrônico, além de portais para internet e intranet. Esse profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, atua com tecnologias emergentes, como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Além disso, é responsável pela implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet.

Mercado de Trabalho

Apontado sistematicamente por veículos de comunicação como uma área com postos de trabalhos ociosos, o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação oferece uma vasta gama de possibilidades. Esses mesmos meios de comunicação também informam que as empresas da área de TI têm crescido e contratado nestes últimos anos. Além disso, Tecnologia da Informação é uma das melhores áreas para se empreender, com editais de incentivo e financiamento de startups. Aos concurseiros de plantão, anualmente são lançados editais com diversos cargos com ótimos salários. Também é possível trabalhar de forma autônoma como freelancer, captando e atendendo clientes, e trabalhar presencialmente ou home office para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, pois a computação não está limitada às barreiras geográficas. Na prática, grande parte dos nossos alunos começa a trabalhar na área antes mesmo de formados.

Diferenciais do curso de Sistemas para Internet

 

ESTRUTURA

  • CENTRO DE TECNOLOGIA - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • CONDUCTOR LAB  - A Conductor é uma das principais empresas de tecnologia da Paraíba, especializada em processamento e soluções para meios de pagamento eletrônicos. O projeto Conductor Lab  é uma extensão da empresa interna que, por meio de projetos semestrais e bolsas de estágio auxiliam e incentivam a alunos a darem o primeiro passo ao mundo corporativo, dando uma oportunidade aos estudantes que se destacam a serem contratados pela empresa.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

PROJETOS

  • FÁBRICA DE SOFTWARE - Um espaço dentro da faculdade que simula um ambiente real de uma empresa, dando oportunidade aos alunos de todos os períodos ter uma aproximação com processos e metodologias de Desenvolvimento de Software.
  • PID (Programa de Inclusão Digital) - Os alunos participam como instrutores desse projeto, que tem com o objetivo oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes e profissionais em busca de inclusão digital.
  • Atividades voltados a robótica por meio da realização de cursos de extensão, capacitando os alunos nesta área. A faculdade também sedia e patrocina torneios de grande porte como a TJR (Torneio Juvenil de Robótica)

EVENTOS

  • JAMPASEC:  Presença no JampaSec, um dos maiores eventos de Segurança da Informação do estado. O evento conta com a presença de profissionais da área de Segurança da Informação, que tratam sobre os temas e tendências na área. Além disso, o evento também realiza oficinas e competições como a Capture the Flaf (CTF).
  • SETEC: O IESP realiza a SETEC - Semana de Tecnologia, onde os alunos participam de palestras ministradas por importantes convidados externos da área, oficinas, competições e minicursos voltados a área de tecnologia de informação.
  • MEET UP - O IESP recebe diversos Meetups das principais comunidades de TI da Paraíba, como PHP-PB, PUG-PB, .NET_PB, Pyadies, dentre outras.

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • Núcleo de carreiras - encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
  • NUPS - Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso. 
MATRIZ CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
- Algorítimos de Iniciação à Linguagem de Programação 60
- Comunicação Visual Para Internet 60
- Desenvolvimento de Aplicativos Web 60
- Inglês Técnico Instrumental 60
- Lógica 60
- Projeto Integrador Fundamentais de Computação 100
- Análise e Projetos de Sistemas Orientados a Objetos 60
- Estrutura de Dados 60
- Metodologia e Linguagem De Programação Orientados a Objetos 60
- Organização e Arquitetura de Computadores 60
- Projeto Integrador Fundamentos De Programação 60
- Sistemas Operacionais 60
- Desenvolvimento de Aplicativos Web Dinâmicas 60
- Design de Interface 60
- Métodos Avançados de Programação 60
- Modelagem e Banco de Dados 60
- PROJ.INT- TEC. DA COMPUTAÇÃO 100
- Redes de Computadores 60
- Banco de Dados Avançado 60
- Empreendedorismo 60
- Gerência e Engenharia de Software 60
- Programação Para Dispositivos Móveis 60
- Projeto Integrador de Engenharia de Software 100
- Segurança de Sistemas Web 60
- Comércio Eletrônico 60
- Desenvolvimento de Aplicações Corporativas 60
- Desenvolvimento e Administração de Aplicativos Web Avançado 60
- Gerência de Projetos 60
- Projeto Integrador de Gerência de Projetos 100
- Trabalho de Conclusão de Curso 60