O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Qual o objetivo do Enade?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Quem deve participar do exame?
O Ciclo Avaliativo do ENADE determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.
- Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2021.
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021.
Áreas analisadas em 2019?
O ministério da educação é quem define, anualmente, as áreas propostas pela comissão de avaliação da Educação Superior (CONAES), A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área é trienal.
I - Áreas relativas ao grau de bacharel:
Administração
Ciências Contábeis
Comunicação Social (Publicidade)
Educação Física
Direito
Psicologia
Sistema de Informações
II - Áreas relativas ao grau de tecnólogo:
Design de Interiores
Gestão Comercial
Gestão Recursos Humanos
Gestão Financeira
Produção Publicitária
Sistema para Internet
Sou obrigado a fazer o Enade?
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição do ano vigente. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Se eu faltar a prova, o que acontece?
Os alunos convocados que não comparecerem ao Exame estarão em situação irregular com a instituição de ensino e não poderão se formar. Para que possam participar da colação de grau e receber o seu diploma é preciso que esses alunos regularizem a sua situação e realizem a prova novamente em 3 anos.
Se eu for mal na prova?
Caso a sua nota e a dos seus colegas de turma não tenham atingido o mínimo aceitável para conceituar positivamente o seu curso, ele poderá perder credibilidade, assim como a sua formação. Isso refletirá negativamente em seu currículo, pois, como já deve saber, algumas empresas perguntam sobre a nota do ENADE. Logo, aqueles que obtêm os melhores resultados se sobressaem.
Quando e onde?
DATA: 25/11/2021 (Data prevista – podendo haver alteração)
LOCAL: O local é informado pelo INEP após o aluno preencher o questionário socioeconômico.
HORA: 13h30
Como é a prova do Enade?
A prova é dividida em 4 partes:
- Questionário do estudante;
- Questionário do coordenador (a) do curso;
- Prova;
- E questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.
A prova ENADE é formada por questões de conteúdo geral e especifico. São no total 40 questões, sendo 10 de conteúdo geral (comum a todos os cursos) e 30 de conteúdo especifico de cada área, contendo questões discursivas e de múltipla escolha. O peso da prova é dividido em duas partes, 25% conteúdo geral e 75% conteúdo especifico.
Qual a importância de um bom resultado no Enade?
O Enade faz parte do Sinaes, que é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional, juntos eles formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
BOM PARA VOCÊ E PARA SEU CURRÍCULO!
A importância de ter um bom resultado na prova do Enade, é mostrar que a instituição de ensino que você estuda é qualificada, e esta qualificação será refletida no seu diploma.
PARA O SEU CURSO!
Você pode ajudar a sua instituição a melhorar o seu curso, através do resultado da prova, a instituição poderá identificar áreas e aspectos do curso que podem ser melhorados, na busca pela qualidade de excelência do ensino.